Simulado: Eletromagnetismo

Professor Naldo
2016

free counter



correto :0 Incorreto :0 para verificar a resposta :10
Questão 1

Duas barras magnéticas muito longas são colocadas debaixo de um pedaço de papel que é coberto com limalhas de ferro, como na figura.

Se o polo norte de uma das barras e o sul da outra barra tocam o papel e estão separados por uma pequena distância, das situações, a que melhor descreve a configuração das linhas de campo magnético que se forma devido à disposição das limalhas de ferro é:


A
B
C
D
E

Questão 2

Um ímã em forma de barra é serrado ao meio separando a metade norte da metade sul.

Podemos afirmar que foram obtidos:

A um polo norte separado do polo sul.
B dois novos ímãs, os quais poderão ser reaproximados em um movimento de translação e, devido à atração magnética dos seus polos, vão reconstituir o ímã original.
C dois novos ímãs, os quais devido à repulsão magnética entre seus polos, não poderão ser reaproximados em um movimento de translação, impedindo a sua reconstituição.
D um polo norte, o qual continua magnetizado, e um pedaço de ferro desmagnetizado, pois o polo sul assim se comportará.
E dois polos separados: o polo norte vira polo sul e o polo sul vira polo norte. Este fenômeno é conhecido como princípio da inversão magnética.

Questão 3

Em uma região de campo magnético uniforme B, uma partícula de massa m e carga elétrica positiva q penetra nesse campo com velocidade V, perpendicularmente a B, conforme figura seguinte.

O vetor força magnética, que atua sobre a partícula no ponto P, está melhor representado em:


A
B
C
D
E

Questão 4

Considere a seguinte situação: imagine que você está sentado em uma sala de aula, de frente para o quadro, do qual emerge um feixe de elétrons. Os elétrons se deslocam na direção horizontal, perpendicularmente ao quadro, e penetram em um campo magnético uniforme de direção vertical e sentido de baixo para cima. Podemos afirmar que o feixe de elétrons

A não se desvia.
B desvia-se para cima.
C desvia-se para baixo.
D desvia-se para a sua direita.
E desvia-se para a sua esquerda.

Questão 5

Em trabalhos de Física Nuclear, são utilizadas diversas partículas elementares com inúmeras finalidades. Duas destas partículas são:

- partícula alfa (q = +3,2 . 10-19 C e m = 6,7 . 10 -27 kg)

- partícula beta (q = -1,6.10-19 C e m = 9,1 . 10-31 kg)

Quando uma partícula alfa e uma partícula beta são disparadas separadamente com a mesma velocidade, perpendicularmente às linhas de indução de um mesmo campo magnético uniforme, a figura que melhor representa as trajetórias distintas dessas partículas é:


A
B
C
D
E

Questão 6

Um dos lados de uma espira retangular rígida com massa m = 8,0g, na qual circula uma corrente I, é atado ao teto por dois fios não condutores de comprimentos iguais. Sobre esse lado da espira, medindo 20,0cm, atua um campo magnético uniforme de 0,05T, perpendicular ao plano da espira. O sentido do campo magnético é representado por uma seta vista por trás, penetrando o papel, conforme é ilustrado na figura.

Considerando se g = 10,0 m/s2, o menor valor da corrente que anula as trações nos fios é:


A 8,0 A
B 7,0 A
C 6,0 A
D 5,0 A
E 4,0 A

Questão 7

Hans Christian Oersted foi um físico dinamarquês que, entre seus inúmeros trabalhos, provou experimental mente a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Ele fez uma agulha de uma bússola se desviar, quando próximo a ela um fio condutor conduzia uma corrente elétrica. Um aluno, ao tentar reproduzir o experimento de Oersted, utilizou uma bússola, um fio reto condutor, duas pilhas e um interruptor, fazendo a montagem conforme figura a seguir.

Ao fechar o interruptor, o aluno percebeu que a agulha da bússola sofreu um desvio que está mais bem representado pela alternativa:


A
B
C
D
E

Questão 8

Quando um condutor retilíneo é percorrido por certa corrente elétrica, a intensidade do campo magnético a 10cm deste vale 1,0 . 10-4 T. Logo, a intensidade de corrente que flui pelo condutor vale:

A 10 A
B 20 A
C 30 A
D 40 A
E 50 A

Questão 9

Ao se aplicar uma corrente elétrica i em uma espira, surge um campo magnético ao redor do fio dessa espira. Assinale a alternativa que representa, corretamente, o campo magnético gerado.

A
B
C
D
E

Questão 10

Sobre fenômenos relacionados ao campo magnético e à indução eletromagnética, assinale veradeiro ou falso:

A Sempre que uma espira fechada é atravessada por um fluxo magnético variável, surge na espira uma corrente elétrica induzida.
Verdadeiro Falso
B O polo sul geográfico terrestre corresponde ao polo sul magnético terrestre.
Verdadeiro Falso
C Todos os ímãs apresentam dois polos magnéticos, entretanto podem existir polos magnéticos isolados na natureza.
Verdadeiro Falso
D O movimento ordenado de cargas elétricas origina campos magnéticos.
Verdadeiro Falso
E Um gerador elétrico (não químico) funciona sob o princípio da Lei de Faraday.
Verdadeiro Falso



Confira o resultado do simulado