Composição de movimentos e teorema de Roberval:

Professor Naldo
2016

free counter

para verificar a resposta :10
Questão 1

Um barco deve atravessar um rio cujas margens estão separadas por 10,0 km.O rio tem velocidade de módulo 3,0 km/h em relação à margem.Se o módulo da velocidade do barco em relação às águas é igual a 5,0 km/h, então o tempo mínimo para completar a travessia é igual a

A 0,50 h
B 1,0 h
C 1,5 h
D 2,0 h
E 2,5 h

Questão 2

Considere um barco que desenvolve velocidade vetorial constante de módulo igual a VB, em relação às águas de um rio de margens paralelas.O rio possui corenteza com velocidade vetorial constante de módulo igual a VC e paralela às margens.
Avalie cada afirmação a seguir como verdadeira ou falsa:

A Se um barco deve atravessar um rio no menor intervalo de tempo possível, então a sua velocidade vetorial relativa às águas deve ser perpendicular às margens do rio.
Verdadeiro Falso
B Se o barco atravessa o rio sem ser arrastado por ele, então VB > VC.
Verdadeiro Falso
C Para cruzar o rio, sem ser arrastado por ele, a velocidade vetorial do barco em relação à Terra (velocidade vetorial resultante) deve ser perpendicular às margens do rio.
Verdadeiro Falso
D O tempo de travessia do rio independe do valor de VB.
Verdadeiro Falso

Enunciad para as questões 3,4 e 5:
A figura a seguir representa um rio de margens paralelas e separadas por uma distância igual a L. A correnteza possui velocidade de módulo igual a VC e um barco se move em relação às água, com velocidade em módulo igual a VB. Considere que q seja o ângulo formado entre os vetores velocidade da correnteza e do barco em relação às águas.

Questão 3

A figura que representa os vetores velocidade da correnteza, do barco em relação às águas e a velocidade do barco em relação à Terra (resultante), quando o mesmo atravessa o rio no menor intervalo de tempo é:

A
B
C
D
E

Questão 4

O tempo mínimo (T) para a travessia do rio é igual a:

A
B
C
D
E

Questão 5

A figura que representa os vetores velocidade da correnteza, do barco em relação às águas e a velocidade do barco em relação à Terra (resultante), quando o mesmo atravessa o rio percorrendo a menor distância em relação à Terra é:

A
B
C
D
E

Questão 6

Um carro se move em linha reta em uma estrada horizontal com velocidade constante. Está caindo uma chuva em uma direção vertical em relação ao solo terrestre.

A direção e sentido do velocidade vetorial da chuva em relação ao carro está melhor representada por
Note e adote:


A
B
C
D
E

Questão 7

Um barco se move em relação às águas de um rio com velocidade em módulo igual a 4,0 m/s. Sendo o módulo da velocidade das águas do rio em relação à Terra igual a 2,0 m/s, o intervalo de tempo para o barco subir o rio e percorrer 500,0 m em relação à Terra, em segundos, é igual:

A 200,0
B 250,0
C 300,0
D 400,0
E 500,0

Questão 8

Um barco se move em relação às águas de um rio com velocidade em módulo igual a 4,0 m/s. Sendo o módulo da velocidade das águas do rio em relação à Terra igual a 1,0 m/s, o intervalo de tempo para o barco descer o rio e percorrer 500,0 m em relação à Terra, em segundos, é igual:

A 25,0
B 50,0
C 75,0
D 100,0
E 125,0

Questão 9

Um carro descreve uma trajetória retilínea e horizontal em movimento uniforme com velocidade escalar de 72km/h.Uma pedra fica incrustada no pneu do carro. Para um referencial fixo no solo terrestre, os módulos das velocidades máxima e mínima da pedra, são respectivamente iguais a :

A 0 e 72 km/h
B 5,0 km/h e 72,0 km/h
C 0 e 144 km/h
D 0 e 150 km/h
E 10 km/h e 72 km/h

Questão 10

Seja uma partícula desenhada na borda externa do pneu de um carro que se move horizontalmente em linha reta e com velocidade constante não nula. Para um observador em repouso do lado de fora do carro, sabendo-se que o pneu não desliza no ponto de contato com a pista, a trajetória descrita pela partícula está corretamente representada por:

A
B
C
D
E



Confira o resultado do simulado: