Medicina e engenharia - Questões discursivas.

Professor Naldo
2016
free counter


00:30:00 para verificar a resposta :3
Questão 1

Considere uma partícula que descreve trajetória retilínea com aceleração escalar constante. A posição da partícula varia com o passar do tempo, segundo a tabela a seguir:


a) a aceleração escalar em m/s2;
Resposta: m/s2

b) a velocidade escalar inicial da partícula;
Resposta: m/s

c) a posição inicial da partícula.
Resposta: m


Questão 2

Foi realizado um experimento de laboratório fazendo com que um feixe de luz monocromático se propague por um bloco de vidro, emergindo no ar. Considere para o ar um índice de refração absoluto nar = 1,0. Variando-se o ângulo de incidência da luz, foi montado o gráfico da dependência entre os senos dos ângulos de incidência (q1) e refração (q2), como indicado na figura a seguir.

 

 

 


a) Determine o índice de refração absoluto do vidro.
Resposta: n =

b) Estime o valor do seno do ângulo-limite do dioptro vidro-ar com três algarismos significativos.

Resposta: senL =


Questão 3

A biomassa é uma das principais fontes de energia renovável e, portanto, máquinas que a utilizam como com bustível para geração de energia são importantes do ponto de vista ambiental. Um exemplo bastante comum é o uso da biomassa com o objetivo de acionar uma turbina a vapor para gerar trabalho. A figura a seguir mostra, esquematicamente, uma usina termoelétrica simplificada. Nessa termoelétrica, a queima da biomassa na fornalha produz calor, que aquece a água da caldeira e gera vapor a alta pressão. O vapor, por sua vez, é conduzido por tubulações até a turbina que, sob a ação deste, passa a girar suas pás. Considere desprezíveis as perdas de calor devidas às diferenças de temperatura entre as partes dessa máquina térmica e o ambiente.

Considerando-se que cada 1000 J de calor produzidos pelo combustível da caldeira faz o gerador, de rendimento 90%, acender uma lâmpada de 90 W por 4,0 s, determine:


a) o trabalho mecânico realizado pela turbina para acender a lâmpada;
Resposta: J
b) A variação da energia interna da caldeira.
Resposta: J



Confira o resultado do simulado: