Simulado sobre cinemática vetorial

Professor Naldo
2016

free counter

para verificar a resposta :10
Questão 1

Uma partícula percorre uma trajetória circular de centro O, no sentido horário em movimento acelerado.Quando a partícula estiver passando pela posição B, os vetores, indicados na figura (I a V), que representam, respectivamente, a velocidade vetorial e a aceleração vetorial da partícula são


A IV e III
B I e III
C V e IV
D V e II
E I e IV

Questão 2

Uma partícula percorre uma trajetória circular de centro O, no sentido horário em movimento retardado.Quando a partícula estiver passando pela posição B, os vetores, indicados na figura (I a V), que representam, respectivamente, a velocidade vetorial e a aceleração vetorial da partícula são

A V e II
B IV e III
C I e III
D I e II
E II e V

Questão 3

Uma partícula percorre uma trajetória circular de centro O, no sentido horário em movimento uniforme .Quando a partícula estiver passando pela posição B, os vetores, indicados na figura (I a V), que representam, respectivamente, a velocidade vetorial e a aceleração vetorial da partícula são

A I e III
B I e II
C I e IV
D V e II
E V e III

Enunciado para as questões 4 e 5:

Considere a seguinte tabela :

Questão 4

Assinale verdadeiro ou falso:

A Se uma partícula possui movimento uniforme em relação à Terra, então sua aceleração vetorial é nula.
Verdadeiro Falso
B Se uma partícula descreve mvoimento retilíneo e uniformemente acelerado, em relação à Terra, então sua aceleração vetorial possui a mesma direção e sentido do vetor velocidade.
Verdadeiro Falso
C Se uma partícula executa movimento circular e uniforme , em relação à Terra, então possui aceleração com direção radial e apontando para o centro da trajetória.
Verdadeiro Falso
D Se a partícula descreve movimento retilíneo e uniforme, em relação à Terra, então su aceleração vetorial é nula.
Verdadeiro Falso

Questão 5

A figura a seguir representa uma partícula que foi lançada do ponto A e ficou sujeita apenas à força gravitacional, passando a descrever uma trajetória parabólica em relação à Terra:

No ponto B o movimento da partícula é retardado, logo pode-se concluir que neste ponto


A a componente tangencial da aceleração vetorial da partícula é nula.
B a velocidade vetorial da partícula é vertical e dirigida para baixo.
C a componente centrípeta da aceleração vetorial é nula.
D a aceleração vetorial da partícula possui direção vertical e sentido para baixo (aceleração gravitacional) e possui as componentes tangencial e centrípeta diferentes de zero.
E a aceleração vetorial da partícula possui direção vertical e sentido para baixo (aceleração gravitacional) e possui a componente centrípeta igual a zero.

Considere as informações a seguir:


Questão 6

Enunciado para as questões 6, 7 e 8:
A figura a seguir representa o vetor velocidade e o vetor aceleração de uma partícula que descreve movimento circular.

A correta decomposição do vetor aceleração nas direções radial e tangencial à trajetória e o tipo de movimento descrito por esta partícula, no instante considerado, é dada pela alternativa:


A
B
C
D
E

Questão 7

Sendo a = 5,0 m/s2, senq = 0,6 e cosq = 0,8, os módulos das componentes tangencial (aT) e centrípeta (aCP) da aceleração são em m/s2, respectivamente, iguais a

A 4,0 e 3,0
B 4,0 e 4,0
C 5,0 e 3,0
D 5,0 e 4,0
E 5,0 e 5,0

Questão 8

Sendo V = 3,0 m/s, o raio da trajetória descrita é igual a:

A 2,0 m
B 3,0 m
C 4,0 m
D 5,0 m
E 6,0 m

Questão 9

Uma partícula percorre a trajetória circular de centro C e raio R. Os vetores velocidade e aceleração da partícula no instante em que ela passa pelo ponto P da trajetória, estão representados na figura abaixo.

O vetor velocidade e o vetor aceleração formam um ângulo de 90°. Se V = 10,0m/s e R = 2,0m, o módulo da aceleração, em m/s2, será igual a


A 4,0
B 5,0
C 20,0
D 40,0
E 50,0

Questão 10

Avalie como verdadeira ou falsa cada afirmação a seguir:

A Se a partícula descreve movimento retilíneo e uniformemente acelerado, então os vetores velocidade e aceleração da partícula possuem a mesma direção e sentido.
Verdadeiro Falso
B Quando lançamos verticalmente para cima uma partícula e ela fica sujeita apenas à força peso, a medida que ela sobe o seu vetor velocidade é vertical e aponta para cima e o seu vetor aceleração é vertical e aponta para baixo.
Verdadeiro Falso
C Se uma partícula descreve movimento circular uniformemente retardado, então sua aceleração vetorial é perpendicular a sua velocidade vetorial.
Verdadeiro Falso
D Se a partícula descreve movimento retilíneo e uniformemente acelerado, então os vetores velocidade e aceleração da partícula possuem a mesma direção e sentido.
Verdadeiro Falso



Confira o resultado do simulado: